Lineu Soares (1965- )


Lineu Soares (1965-    )
Lineu Formighieri Soares nasceu em Curitiba, em 1965. Seu pai, Melchiades Soares, cursou teologia e recém formado recebeu o convite para cantar nos Arautos do Rei. Ao voltar para Curitiba em 1976, Lineu já iniciara seus estudos em música e começava a tocar na igreja. 

Estudou no IASP (1980), IAP (1981-82) e IAE (1983-85). Em seguida cursou a Faculdade de música, habilitação em piano, na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo, concluindo o curso superior em 1988. Lineu Soares participou ainda como aluno, de vários grupos musicais. 

No IASP, foi pianista do Coral Jovem e criador de um conjunto de alunos que veio a se tornar o quarteto Unipaz. Em seguida recebeu o convite para estudar no IAP, como aluno bolsista, dava aulas de piano e tocava para os corais do colégio paranaense. 

Como aluno de teologia no IAE, participou como pianista do Coral Jovem, juntamente com o maestro Jader Santos, e também do Coral Carlos Gomes com o maestro Turíbio de Burgo. 

Foi regente e arranjador do Coral Homens do Rei da gravadora GBM. Em 1985 iniciou sua atividade profissional com música, como maestro da Orquestra do IAE. Em 1988 transferiu-se para o IASP, em Hortolândia, onde dirigiu o Coral Jovem por 12 anos. 

Em 1990 fundou o grupo Tom de Vida. No IASP também, foi criada a gravadora Cromus onde Lineu Soares trabalhou como produtor de diversos músicos adventistas e evangélicos, solistas e grupos, em mais de 80 cds. Atualmente, atua como regente do Coral Universitário do UNASP-EC e diretor do Novo Tom.

O Hinário Adventista possui dois hinos compostos por ele: Canção da Vida (nº 477, em parceria com Edson Romero e Urias Pires) e Sal da Terra (nº 486, em parceria com Edson Romero). Além disso, é o criador da melodia do hino Confiei no Meu Senhor (nº 471, letra de Valdecir Lima)


Fonte: 4Tons