História do hino: De Jesus a Doce Voz (H.A 541)


Letra: Elvina Mabel Hall (1820-1889) 
Música: John Thomas Grape (1835-1915) 
Título original: Jesus Paid It All 

O famoso hinista Ira David Sankey conta em seu livro, como esse hino foi criado, sob a perspectiva de John Thomas Grape (1835-1915), o criador da melodia: 

“Nossa igreja estava passando por reparos, e o órgão foi colocado sob os meus cuidados. Assim, me proporcionaram um prazer como nunca tivera. Eu me deliciava em tocar alguns dos nossos hinos da Escola Dominical. Decidi, pois, criar um formato tangível a um tema que tinha estado em minha mente por algum tempo, e escrever, se possível, uma resposta à bela obra de Bradbury: ‘Jesus pagou tudo’.

“Tornei isto uma questão de oração e estudo, e presenteei o público com a música agora conhecida como: ‘De Jesus a Doce Voz (H.A 541)’. Ela foi considerada muito pobre pelo meu coro e meus amigos, mas minha querida esposa persistentemente declarou que era uma boa música, e que duraria. O tempo provou a justiça do seu julgamento.”

“Logo depois, o Rev. George W. Schreck me chamou para selecionar algo de novo, que eu pudesse oferecer. Ao ouvir esta canção, ele expressou sua satisfação e afirmou que a Sra. Elvina M. Hall (1820-1889) havia escrito algumas palavras que iria se adequar à melodia. Eu dei-lhe uma cópia da mesma, que logo foi cantada em várias Igrejas aqui em Baltimore (Maryland), e foi muito bem recebida”.

“Por sugestão de amigos, enviei uma cópia para o prof. Theodore Perkins, que a publicou no ‘Sabbath Chords’. Sob a providência divina, ela vem sobrevivendo, desde então. Espero que ela não deixe de realizar algo agradável para meus irmãos queridos, e para a glória de Deus.” 

Curiosidade: A letra do hino foi criado pela Sra. Elvina M. Hall, no ano de 1865.


Assista o vídeo do hino aqui:


Fonte: SANKEY, Pág. 110 e 111 
Tradução: Hinos Tradicionais