História do hino: Salvo em Jesus (H.A 534)


Letra: Fanny Jane Crosby (1820-1915)
Música: William Howard Doane (1832-1915)
Título Original: Safe in the Arms of Jesus


Fanny Jane Crosby (1820-1915) / William Howard Doane (1832-1915)

Salvo em Jesus, meu Mestre;
Tenho perfeita paz.
Tal comunhão com Ele
Toda aflição desfaz.

Esse conhecidíssimo e tradicional hino cristão foi criado em 1868. A inspiradora letra foi escrita pela famosa hinista Fanny Jane Crosby, e ela mesma nos conta como o escreveu:


Em 30 de abril de 1868, o Dr. William Howard Doane veio até minha casa e me disse: "Eu tenho exatamente 40 minutos antes de partir e pegar o meu trem para Cincinnati [estado de Ohio, EUA]. Eu lhe trouxe uma melodia criada por mim. Será que você poderia escrever uma letra para ela?". Eu lhe respondi que veria o que poderia fazer. Vinte minutos se passaram e eu tinha esquecido absolutamente tudo ao meu redor. Estava totalmente concentrada no meu trabalho. Ao fim desse tempo, eu recitei a letra completa de "Salvo em Jesus”. O Sr. Doane copiou rapidamente a letra e ainda sobrou um bom tempo antes de o trem partir.

É uma bênção utilizar este hino como um lembrete da presença do Senhor e do Seu terno cuidado. “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20), disse Jesus. O imaginário poético de Fanny expressa uma realidade reconfortante e tranquilizadora. Ela diz como o salmista Davi: “Em paz me deito e logo pego sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” (Salmo 4:8). 

Se o Senhor inspirou Fanny a escrever tão bonita letra em apenas 20 minutos é certo que ele também pode nos usar na realização de Sua obra. Deus seja louvado!

Curiosidade: Nos Estados Unidos, “Salvo em Jesus” é normalmente cantado em funerais, e muito pouco aproveitado em outras ocasiões. Foi entoado, inclusive, no funeral do ex-presidente norte-americano Ulysses S. Grant (1822-1885), em 8 de agosto de 1885.


Assista o vídeo do hino aqui:


Fontes: Wordwise Hymns Cyberhymnal
Tradução e Texto: Hinos Tradicionais